Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC é componente curricular obrigatório, mas não se constitui como disciplina e dessa forma não possui carga horária fixa semanal.

A carga horária total prevista para o TCC é de 68 horas, e esta atividade deverá ser realizada individualmente pelo aluno, contando com a colaboração de um professor orientador. A orientação deve ser formalizada por meio de um Termo de Aceite assinado por ambos (aluno e professor orientador).

As atividades relacionadas ao TCC terão início a partir do 6º período, por meio da disciplina de Metodologia da Pesquisa. Este processo se inicia com a elaboração de um projeto específico, devendo ter a sua temática relacionada ao exercício profissional a ser habilitado pelo Curso ou áreas afins, desde que estas dialoguem com a Administração Pública. Todo TCC deverá ser defendido pelo aluno por meio de apresentação oral pública a uma banca examinadora formada por três membros – o orientador, que será o presidente da banca, e mais dois examinadores convidados.

O TCC poderá ser formatado nas seguintes modalidades: Monografia, Iniciação Científica, Artigo Científico, Relatório de Extensão, Projeto de Intervenção e Casos de Ensino. O TCC, independentemente da modalidade escolhida pelo aluno, deverá ser estruturado e formatado conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O aluno que fará o TCC deve seguir os seguintes passos:

Passo 1: A escolha do orientador será feita por meio de contato pessoal entre o aluno e o professor, que terá autonomia para estabelecer critérios de seleção de seus orientandos. O orientador, vinculado ao Curso de Administração Pública e o(s) orientando(s) deverão assinar um Termo de Aceite, no qual constará o nome completo do orientador e do(s) orientando(s), o título provisório ou tema do TCC e a data de início, para que o coordenador do curso efetue o registro no sistema acadêmico da UFAL. Poderão ser aceitos co-orientadores, inclusive de outras Unidades Acadêmicas da UFAL;

Passo 2: Estabelecer com o orientador o plano de trabalho que servirá de base para a elaboração do seu TCC;

Passo 3: O TCC deve ser realizado observando o cumprimento das etapas estabelecidas no cronograma de trabalho e os encaminhamentos determinados por seu orientador nas várias etapas da pesquisa;

Passo 4: Com o TCC finalizado, cabe ao orientador, em acordo com o aluno, definir os outros dois membros da banca examinadora. O Aluno deve entregar o TCC ao orientador e membros da banca conforme data estabelecida pelo edital de TCC, num total de 3 (três) exemplares devidamente encadernados;

Passo 5: O aluno deve apresentar publicamente o TCC, respondendo adequadamente às arguições interpostas pela Banca Examinadora. A banca será presidida pelo professor orientador, que será o responsável por registrar em ATA o relato da apresentação do TCC e as notas atribuídas pelos membros da Banca. A banca examinadora irá, então, avaliar se o TCC cumpre as normas de redação do trabalho científico, arguir o candidato e apresentar, se necessário, sugestões ao trabalho e, por fim, atribuir uma nota de zero (0,0) a dez (10,0), sendo o resultado final da avaliação a média aritmética das notas dos examinadores. A aprovação se dará mediante o alcance de uma nota igual ou superior a sete (7,0)

Passo 6: O aluno cujo trabalho foi aprovado deve revisar o trabalho, incorporando as sugestões que foram apresentadas pela banca examinadora. O orientador deve revisar, se necessário, a versão final do TCC, verificando se foram atendidas as sugestões porventura apresentadas pela Banca Examinadora.

O aluno cujo trabalho ficou com nota abaixo de sete (7,0), deve refazer todo o processo e apresentar um novo TCC adequado às exigências do curso.

Passo 7: O aluno deve entregar à Biblioteca, a versão final do TCC.

Os casos omissos devem ser encaminhados pela Coordenação de TCC para apreciação e decisão do Colegiado do curso de Administração Pública.

Abaixo estão os links necessários para saber mais sobre o TCC.

Regulamento do TCC

Carta de Aceite de orientação

Trabalhos de Conclusão de Curso já apresentados no curso de Administração Pública